Daemon Garage 3
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Daemon Garage 3
Sincronização de carburadores, ultima etapa
http://edaemon.multiply.com/video/item/3/Daemon_Garage_3
e foi assim, 6 horas de volta da minha menina.
Começei às 14.30h afinal, e só terminei lá para as 20.30h à luz de gambiarra. Teve que ser.
Afinei os carburadores,
Reparei cabos derretidos,
Recoloquei cablagem e tubagem,
Reparei consola junto ao guiador;
Reparei conta-rotações,
Testei o alarme e verifiquei estar pifado;
Retirei o mesmo,
Verifiquei ainda que a Motodiana portou-se mesmo mesmo à maneira com o meu ferro:
-Lixou-me o alarme,
-Lixou-me o conta-rotações,
-Fodeu-me a pintura do quadro em diversos pontos, tanto ao colocar o deposito como o "mata-cães",
-Fodeu-me a instalação eléctrica e não reparou a cablagem. Encontrei 2 cabos pelo menos derretidos,
-Os tubos da gasosa e de ar ficaram mal posicionados,
-Os carburadores estavam a anos luz do ideal. Tive que dar 4 voltas ao parafuso para conseguir estabilizar aquilo. estavam totalmente descompensados. Inicialmente, o mercurio do lado esquerdo estava todo em cima e do lado direito, todo em baixo. Inacreditável.....
-Gasta-me 2.5 litros a mais do que gastava.
-Não afinaram válvulas.
-Ligaram a luz traseira à ignição....
Foooda-se!!!!
Basicamente foi isto....
Já queria ter feito, até mesmo para rever a miinha posição para com a Motodiana.
Já havia sido informado que as peças cujo pagamento me solicitam, afinal estão boas e não necessitavam ser substituidas. Só me falta mesmo ter mais 2 opiniões idênticas....
Amnahã coloco fotos e crónica.
Para já fica o video....
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
os escapes são os de origem, para que conste. O espaço é que é pouco...
in video lá em cima
in video lá em cima
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
Bem, não esperava perder tanto tempo assim, mas imprevistos surgiram.
Falo da parte eléctrica fodida e da luz traseira ligada incorrectamente. Assim, tive que ir comprar tape isoladora aos chineses que entretanto se acabara. Inacreditavelmente, apanhei uma fila do caralho numa xaina shop onde dei meia volta e pirei-me, Noutra, infelizmente o mesmo cenário. Putz!!! Tive que me apeitar....
Porra pá, só visto. Filas até já nos chineses pá? Fédex!!!
Por outro lado, o espaço era limitado e o facto de não ter iluminação condicionou-me e de que maneira. Perdi algum tempo, no entanto, os objectivos foram atingidos.
Comecei pela sincronização dos carburadores. Em tempos tive um aparelhómetro manual, mas às tantas quis ter uma ferramenta mais séria e fidedigna. Vai daí, comprei o carbtune para 2 cilindros, creio que por 60 euros.
A titulo de curiosidade e caso queiram um igual, foi aqui que adquiri o meu:
MorganCarbtune
A titulo de curiosidade também, e como poderão facilmente verificar no site, existem sincronizadores para 4 cilindros.
Para quem não esteja muito à vontade com o procedimento, poderão fazê-lo através do manual de oficina e o manual suplementar para este modelo em concreto, claro. Estou a falar de uma Yamaha Dragstar XVS 1100 A(Classic).
…depois, é só abrir no capitulo correcto,
Caso tenham dificuldade em adquiri-los, aqui fica uma dica:
Manual Serviço
Como estou familiarizado, passo então à frente.
Muito resumidamente e para efectuar a sincronização dos carburadores, há que conectar o carbtune ou sincronizador, ao motor e aos “inductores de ar” . Prentende.se que ambos os carburadoresm tenham exactamente a mesma admissão de ar e tr*b*lh*, ambos, no mesmo “range” e o mais paralelos possível.
Primeiramente, há que retirar o filtro de ar,
…e depois procurer a “xuxa” que está por baixo(lado direito) da admissão de ar,
…posto isto, há que retirar o tampão e conectar o tubo do carbtune,
Após este passo, há que recolocar novamente o filtro de ar com o tubo do carbtune colocado na “xuxa”.
Ter em atenção para o mesmo não tocar nas cabeças, pois existe a forte possibilidade de derreterem se tal acontecer. Falo por experiência própria.
Neste ponto, o lado direito já está alinhavado. Passemos então ao lado esquerdo. Há que retirar a tampa demonstrada na foto embaixo,
…seguidamente, há que ter os mesmos procedimentos anteriores, ou seja, encontrar a “xuxa” na outra cabeça(a de trás) e ligar lá o tubo do carbtune, retirando o tampão.
Após este passo, estamos em condições de iniciar o processo. Coloca-se a máquina a tr*b*lh* e deixa-se ao ralenti por uns 5 minutos, dando umas gazadas não muito fortes de vez em quando para aquecer. Por esta altura, desliga-se a máquina e conecta-se o carbtune, ligando-se a máquina novamente. Obtemos então uma leitura do estado dos carburadores. O desalinho é tanto maior quanto a diferença entre eles.
Há que dar umas gazadas momentâneas e outras com punho fixo para suster o mercúrio mais acima. Em ambas as situações, o mercúrio tem que indicar o mais paralelo possível.
No meu caso estava assim:
Para afinar, cada carburador tem um parafuso de regulação, um do lado direito, outro do lado esquerdo. Existe ainda um central que regula os 2. Neste caso, só me preocupei com o que estava mais a jeito, isto é, o do lado esquerdo.
Poderá ser regulado com chave de fendas, ou ainda com chave de bocas
Na minha opinião, safamo-nos melhor com a chave de bocas.
O processo de afinação é muito fácil, bastando para tal, rodar o parafuso num sentido ou noutro consoante o objectivo, de forma a poder aproximar ao máximo ambas as varetas.
No final, deverão estar o mais paralelo possível.
.
A etapa seguinte consistia em tirar os bancos e o depósito, por forma a ter liberdade de movimentos sem risco, e de modo a poder visionar e ter acesso à cablagem e tubagem.
Depois de tirar os bancos, processo fácil com uma chave seis-xavada, há que tirar os parafusos(2) que ficam por baixo do banco do condutor utilizando uma chave de bocas ou roquete.
Antes porém de tirar o depósito, há que desligar a ficha que o prende à parte eléctrica. No meu caso é uma ficha branca e está localizada por baixo da centralina, caixa preta que se situa bem à vista depois de tirarmos o banco do condutor.
Ficamos então com a máquina toda desmontada por cima e pronta para tr*b*lh* à vontade,
Nesta fase, verifiquei então algumas irregularidades, como sejam, fios danificados,
…e tubagem posicionada incorrectamente correndo o risco de desgaste prematuro,
Já com a cablagem reparada e a tubagem reposicionada,
…reparo então noutras irregularidades, o farolim traseiro por exemplo, que se encontra sempre ligado com a ignição ON, fruto da intervenção mal efectuada na oficina onde teve nos ultimos 4 meses.
…braçadeira inadequada e moida não dando aperto,
Pintura do quadro lixada, tanto junto à barra de protecção,
…como por baixo do depósito, denotando manuseamento inadequado da oficina em questão.
Consola partida junto ao guiador, que tambem não fui eu,
.
Depois de reparar a ligação do farolim, procedi à reparação das consolas. Para as retirar, há que desapertar os parafusos que se encontram junto à buzina,
…e posteriormente retirar os “cogumelos” de borracha de cada um dos lados que suportam o depósito,
Com as duas partes fora, verifiquei ter o encaixe realmente partido. Desse modo e com um mini berbequim, realizaei então dois pequenos furos ao centro. O Objectivo, seria depois de colocá-las novamente no sitio, poder aperta-las com uma braçadeira.
Com mais esta tarefa realizada, faltava somente verificar o alarme que entretanto deixara de funcionar. Dissera a oficina que o tinha desligado. Nunca me disse porque o fez, assim como nunca me disse porra de coisa nenhuma. Não sei até hoje o que realmente se passou com o ferro, qual foi a avaria, qual foi a reparação que solucionou o problema, visto terem colocado peças inclusivamente que não mereciam ser substituídas, etc.
Quanto ao alarme, agora sei porque disseram que estava desligado, “queimaram-no”. Não funciona porque está lixado. Verifiquei todas as ligações e estava tal qual como estava, ligado. Não tr*b*lh* porque está fodido.
Visto estar pifado e a fita adesiva que o segurava ao quadro estar igualmente pifado, acabei por o tirar. Menos peso e menos chocalho…..
Para lá chegar no entanto, e para ter melhor acesso para o efeito, tive que retirar a buzina,
…e a bobine.
Também reparei a ligação do conta-rotações que estava unido a esta bobine. No final, ficou a bombar novamente. Pifou por causa da chuva disseram-me.
Pffff!!!! Chuva o caralho….
Por fim e já com o alarme fora e confirmado que estava avariado, procedi então à montagem de todas as peças.
Lá para as oito e meia e depois de uma pequena volta de teste, dou o evento técnico por encerrado, tirando umas 2 ultimas fotos para mais tarde recordar, e não só….
Cumprimentos do je…
Falo da parte eléctrica fodida e da luz traseira ligada incorrectamente. Assim, tive que ir comprar tape isoladora aos chineses que entretanto se acabara. Inacreditavelmente, apanhei uma fila do caralho numa xaina shop onde dei meia volta e pirei-me, Noutra, infelizmente o mesmo cenário. Putz!!! Tive que me apeitar....
Porra pá, só visto. Filas até já nos chineses pá? Fédex!!!
Por outro lado, o espaço era limitado e o facto de não ter iluminação condicionou-me e de que maneira. Perdi algum tempo, no entanto, os objectivos foram atingidos.
Comecei pela sincronização dos carburadores. Em tempos tive um aparelhómetro manual, mas às tantas quis ter uma ferramenta mais séria e fidedigna. Vai daí, comprei o carbtune para 2 cilindros, creio que por 60 euros.
A titulo de curiosidade e caso queiram um igual, foi aqui que adquiri o meu:
MorganCarbtune
A titulo de curiosidade também, e como poderão facilmente verificar no site, existem sincronizadores para 4 cilindros.
Para quem não esteja muito à vontade com o procedimento, poderão fazê-lo através do manual de oficina e o manual suplementar para este modelo em concreto, claro. Estou a falar de uma Yamaha Dragstar XVS 1100 A(Classic).
…depois, é só abrir no capitulo correcto,
Caso tenham dificuldade em adquiri-los, aqui fica uma dica:
Manual Serviço
Como estou familiarizado, passo então à frente.
Muito resumidamente e para efectuar a sincronização dos carburadores, há que conectar o carbtune ou sincronizador, ao motor e aos “inductores de ar” . Prentende.se que ambos os carburadoresm tenham exactamente a mesma admissão de ar e tr*b*lh*, ambos, no mesmo “range” e o mais paralelos possível.
Primeiramente, há que retirar o filtro de ar,
…e depois procurer a “xuxa” que está por baixo(lado direito) da admissão de ar,
…posto isto, há que retirar o tampão e conectar o tubo do carbtune,
Após este passo, há que recolocar novamente o filtro de ar com o tubo do carbtune colocado na “xuxa”.
Ter em atenção para o mesmo não tocar nas cabeças, pois existe a forte possibilidade de derreterem se tal acontecer. Falo por experiência própria.
Neste ponto, o lado direito já está alinhavado. Passemos então ao lado esquerdo. Há que retirar a tampa demonstrada na foto embaixo,
…seguidamente, há que ter os mesmos procedimentos anteriores, ou seja, encontrar a “xuxa” na outra cabeça(a de trás) e ligar lá o tubo do carbtune, retirando o tampão.
Após este passo, estamos em condições de iniciar o processo. Coloca-se a máquina a tr*b*lh* e deixa-se ao ralenti por uns 5 minutos, dando umas gazadas não muito fortes de vez em quando para aquecer. Por esta altura, desliga-se a máquina e conecta-se o carbtune, ligando-se a máquina novamente. Obtemos então uma leitura do estado dos carburadores. O desalinho é tanto maior quanto a diferença entre eles.
Há que dar umas gazadas momentâneas e outras com punho fixo para suster o mercúrio mais acima. Em ambas as situações, o mercúrio tem que indicar o mais paralelo possível.
No meu caso estava assim:
Para afinar, cada carburador tem um parafuso de regulação, um do lado direito, outro do lado esquerdo. Existe ainda um central que regula os 2. Neste caso, só me preocupei com o que estava mais a jeito, isto é, o do lado esquerdo.
Poderá ser regulado com chave de fendas, ou ainda com chave de bocas
Na minha opinião, safamo-nos melhor com a chave de bocas.
O processo de afinação é muito fácil, bastando para tal, rodar o parafuso num sentido ou noutro consoante o objectivo, de forma a poder aproximar ao máximo ambas as varetas.
No final, deverão estar o mais paralelo possível.
.
A etapa seguinte consistia em tirar os bancos e o depósito, por forma a ter liberdade de movimentos sem risco, e de modo a poder visionar e ter acesso à cablagem e tubagem.
Depois de tirar os bancos, processo fácil com uma chave seis-xavada, há que tirar os parafusos(2) que ficam por baixo do banco do condutor utilizando uma chave de bocas ou roquete.
Antes porém de tirar o depósito, há que desligar a ficha que o prende à parte eléctrica. No meu caso é uma ficha branca e está localizada por baixo da centralina, caixa preta que se situa bem à vista depois de tirarmos o banco do condutor.
Ficamos então com a máquina toda desmontada por cima e pronta para tr*b*lh* à vontade,
Nesta fase, verifiquei então algumas irregularidades, como sejam, fios danificados,
…e tubagem posicionada incorrectamente correndo o risco de desgaste prematuro,
Já com a cablagem reparada e a tubagem reposicionada,
…reparo então noutras irregularidades, o farolim traseiro por exemplo, que se encontra sempre ligado com a ignição ON, fruto da intervenção mal efectuada na oficina onde teve nos ultimos 4 meses.
…braçadeira inadequada e moida não dando aperto,
Pintura do quadro lixada, tanto junto à barra de protecção,
…como por baixo do depósito, denotando manuseamento inadequado da oficina em questão.
Consola partida junto ao guiador, que tambem não fui eu,
.
Depois de reparar a ligação do farolim, procedi à reparação das consolas. Para as retirar, há que desapertar os parafusos que se encontram junto à buzina,
…e posteriormente retirar os “cogumelos” de borracha de cada um dos lados que suportam o depósito,
Com as duas partes fora, verifiquei ter o encaixe realmente partido. Desse modo e com um mini berbequim, realizaei então dois pequenos furos ao centro. O Objectivo, seria depois de colocá-las novamente no sitio, poder aperta-las com uma braçadeira.
Com mais esta tarefa realizada, faltava somente verificar o alarme que entretanto deixara de funcionar. Dissera a oficina que o tinha desligado. Nunca me disse porque o fez, assim como nunca me disse porra de coisa nenhuma. Não sei até hoje o que realmente se passou com o ferro, qual foi a avaria, qual foi a reparação que solucionou o problema, visto terem colocado peças inclusivamente que não mereciam ser substituídas, etc.
Quanto ao alarme, agora sei porque disseram que estava desligado, “queimaram-no”. Não funciona porque está lixado. Verifiquei todas as ligações e estava tal qual como estava, ligado. Não tr*b*lh* porque está fodido.
Visto estar pifado e a fita adesiva que o segurava ao quadro estar igualmente pifado, acabei por o tirar. Menos peso e menos chocalho…..
Para lá chegar no entanto, e para ter melhor acesso para o efeito, tive que retirar a buzina,
…e a bobine.
Também reparei a ligação do conta-rotações que estava unido a esta bobine. No final, ficou a bombar novamente. Pifou por causa da chuva disseram-me.
Pffff!!!! Chuva o caralho….
Por fim e já com o alarme fora e confirmado que estava avariado, procedi então à montagem de todas as peças.
Lá para as oito e meia e depois de uma pequena volta de teste, dou o evento técnico por encerrado, tirando umas 2 ultimas fotos para mais tarde recordar, e não só….
Cumprimentos do je…
Última edição por Eborae Daemon em Sex 10 Dez 2010, 13:50, editado 2 vez(es)
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
Muito bem explicado Sr. Ramon.
Quando precisares de uma garagem maior podes utilizar a minha.
Um abraço
Quando precisares de uma garagem maior podes utilizar a minha.
Um abraço
joaoesteves- Bicho da Madera
- Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
Obrigadinho João....
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
A gente depois fala sobre isso.
Pessoalmente, assim como da limpeza do forum.
Olha lá e o jantar de natal ?
Pessoalmente, assim como da limpeza do forum.
Olha lá e o jantar de natal ?
Dumou- Bicho da Madera
- Mensagens : 1445
Data de inscrição : 18/09/2009
Re: Daemon Garage 3
delisis escreveu:A gente depois fala sobre isso.
Pessoalmente, assim como da limpeza do forum.
Olha lá e o jantar de natal ?
WTF??????
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
WTF??????[/quote]
Qué ??? ixo ??
Dumou- Bicho da Madera
- Mensagens : 1445
Data de inscrição : 18/09/2009
Re: Daemon Garage 3
what the fuck??
nan te entendia. mas já te entendi...
nan te entendia. mas já te entendi...
Eborae Daemon- SuperXaparro
- Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Daemon Garage 3
excelente, sr. Ramon.....
kustomville- Xaparro
- Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/01/2011
Página 1 de 1
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