MOTOXAPARROS
Bem vindo ao fórum Motoxaparros , um local de encontro virtual dos Motoxaparros e seus amigos.

Participe do fórum, é rápido e fácil

MOTOXAPARROS
Bem vindo ao fórum Motoxaparros , um local de encontro virtual dos Motoxaparros e seus amigos.
MOTOXAPARROS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

5 participantes

Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Eborae Daemon Seg 18 Out 2010, 18:43

Nãosei se nas crónicas se no geral este tópico estaria melhor, mas coloco aqui, para terem em atenção, sempre que pensarem colocar a mota na Motodiana.
Excepções existem é claro, e esta pode ser uma delas e nem tampouco digo que os homens são bons ou maus, bandidos ou gente boa.
Apenas fica o relato da minha experiência para analise dos interessados e poderem tirar as vossas conclusões.
Seguindo este pensamento, pareceu-me mais sensato colocar na técnica, até porque se trata de uma questão técnica.
Se alguém souber a resposta também está à vontade para a divulgar. o Mecânico agradece....e eu também.


A novela reza assim:


Introducão:
Ainda na feira de S. João em finais de Junho, de serviço no meu part-time, encontrei o compadre Silent-Walker, também ele de serviço, que me confidenciou ter o Manél saído da Motodiana.
Calhou em conversa porque uns dias antes, a minha burra tinha pifado.
Não sei o que se passou, e hoje, mais de 2 meses e tal, continuo na mesma sem saber. Nem mesmo o mecânico sabe. Refiro-me ao Manel Gaiato(patrão) e não ao Manel empregado.

Burra:
-Yamaha Dragstar xvs 1100 A Classic de 2002;
-Comprada com 7000 Km´s;
-Km´s actuais=30000Km's somente aos fins-de-semana(as incubnbências assim o exigem);
-Maioritáriamente com escapes abertos;

Avaria:
(Junho 2010)
Tendo colocado muito recentemente os escapes de origem, e tendo o miudo de férias, aproveitei a oportunidade para “fazer o gosto ao dedo” como se costuma dizer, e fazer-me transportar no motaço.
Das vezes em que coloquei os escapes de origem por alguns dias, muito poucos(pois não consigo andar muito tempo com eles), notei que a mota por vezes mandava uns bafos(rateres abafados), junto do(s) bocal(ais) dos escapes. Dava a sensação que os gases não se libertavam na sua plenitude. A gaja parecia engasgada, no entanto, em nada atrofiava o seu rendimento e/ou andamento. Os ratéres eram também esporádicos. Não sei se já eram um sintoma da avaria, se a gaja habituou-se a andar de goelas abertas, certo é que de um dia para o outro finou-se até hoje. Nada houve que denunciasse a avaria em questão ou qualquer outra. Chego a casa num dia, tranquilamente e de barriga composta, salvo seja, e no dia seguinte vou para repetir a dose e népias. Já não dá....
PutZ!!! que puto de dia este(pensei)...Não só pela avaria, mas também pela morte inesperada da minha avó. Nesse dia seria o seu funeral.
Pelo andar da carruagem, espero não se ter finado de vez, também a máquina.
Tentei, tentei, tentei...e nada, descarreguei a beta, voltei a carregar, voltei a tentar no dia seguinte, ahhhh...., pegou ao fim de umas quantas tentativas, lá fui dar uma volta, até ao monte das flores, a gaja desenvolve bem até aos 100, mas começa a soluçar a partir daqui. Também tenho que estar a gaspear acelarador para não se ir abaixo. Parece que tem o ralenti baixo, mas não tem...o motor de arranque também faz um ruido estranho. Tou Fodido....

Oficinêdo:
Já sabia que o Manel não estava na Motodiana. O Silent-walker tinha-me dito que o moço tinha saído e que tinha a oficina no PITE na ex-Suzuki.
Ainda andei atrás dele umas 3 semanas, quer por telefone quer na oficina, mas sem sucesso. Pelo “tom” da avaria, coisa barata não seria, por conseguinte, pretendia pagar o menos possivel. Não sendo marca oficial, terias boas chances disso acontecer.
Entretanto, passado algum tempo, estavamos já em meados de Agosto, e por esta altura, continuava sem chegar à fala com o Manél e continuava com a burra por reparar. Por esta altura também, já esperava o pior e uma reparação dispendiosa e demorada, pelo que entreguei-a na Motodiana. Iria pagar mais com toda a certeza, mas teria direito a factura e ao mais importante, ter a mota reparada no final de Agosto, altura em que pretendia dar uma volta porreira de 1 semana.
Até hoje....
A Motodiana existe à 30 anos e o Manel Gaiato é mecânico à outros tantos.
O diagnóstico e as reparações até ao momento, não sei se foram as correctas. No meu entendimento não foram, caso contrário já teria o ferro a bombar, mas se os homens dizem que sim, que foram, quem sou eu. Não tenho conhecimentos técnicos suficientes para afirmar com toda a certeza, apenas conhecimentos básicos e a forte convicção que me estão a endróminar. No entanto, certeza tenho, que não foram correctos nem claros na apresentação do orçamento nem na exposição do problema.

Motodiana, os factos:
Meados de Agosto deixo lá o ferro esperando tê-la reparada, já dando lardo espaço de manobra, o final desse mês.
Engano 1, errado, só nesta altura me dão o orçamento. 770,00€+IVA, o dobro do valor de reparação idêntica, realizada pelo Manél(ex-Motodiana) à burra do Hulk.
Como o motor estava fora e todo aberto, fiquei mamado, tive que aceitar, no entanto estranhei desde logo a reparação e relação causa/consequência.
Disseram-me que por qualquer razão o motor descomandou, originado a falta de compressão, blá blá blá...
Disseram-me também que não conseguiam fazer o orçamento sem ter que abrir o motor. Verdade?Falso??

Já com a mota “supostamente” reparada e eu a pensar já em rolar uns bons Km's para me recompor do estrago, engano 2, sou informado que afinal a mota continua na mesma e que agora precisa de levar uma outra peça relacionada com o motor de arranque.
A peça em questão é a seguinte:

Ref. 5EL-15590-00-00

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA 34ifkb5

Fica dentro do motor e segundo a Motodiana, está presa. Terá sido esta peça que prendeu/bloqueou, originando o descomando do motor. Também me mostrou um “toque” no piston, segundo ele, resultante desta situação. Contudo, para mim, isso pressupõe que tivesse que ter ouvido um estalo, ruido ou outro sonoro estranho e metálico, o que nunca aconteceu. Não digo que tenham feito aquilo de proposito, mas penso. Foda-se!!!!
De todo modo, sem este conjunto de peças, a mota poderia bloquear novamente originando nova avaria, não se reponsabilizando eles desse facto.
A peçita custava a módica quantia de 600€+IVA+mão de obra, mais os outros 770€+IVA.
Convicto que me estavam a dar musica, mandei fechar e assumi a responsabilidade.
Algum tempo depois, ligam-me outra vez a informar que afinal a mota não pega mesmo e que ao tentarem novamente para testar, a gaja “agarrou”.
UF!!!respira.......não consigo. Neste ponto salta-me a tampa.
Olha amigo, feche a máquina que logo já a recolho.
Atão mas e assim?
Sim, assim...
Epá, e vai pagar e deixá-la assim?
Quanto a isso temos que falar...até logo então.

Eram aí umas 18,50h estava eu já sentado no escritório de conversa com a “Gerência”.
Venho levantar o ferro e não pago.
-Não pago porque fui mal informado;
-Porque a reparação inicial é só o dobro de outra idêntica noutro lado;
-Mas ainda assim é aquilo que me comunicaram e o que estaria na disposição de pagar;
-Porque agora precisa de outra peça,
-Que não me foi comunicado previamente;
-Que me estou a sentir espoliado;
-etc...

Ainda falaram em levar a coisa para tribunal e deram a abébia de que sem pagar não a levaria dali.
-Desculpe???
Levo-a daqui a hora que eu quiser. Quer ver??
Vocês não têem nada.
Eu teria que ter um orçamento e voçês, esse orçamento assinado por mim dando a minha aceitação.
Isso não aconteceu....
Eu cliente, dirigi-me aqui para solicitar um orçamento. Foi-me dado um orçamento. A mota foi reparada, mas continua na mesma. Nada tenho que pagar. Quando muito, pagarei apenas as peças que colocaram, nada mais..

Aqui mudam de tática.
O homem já tinha mudado de cores várias vezes, a secura era tanta que mal conseguia falar, enfim....
Óbvio que me estão a engrupir, nem que seja apenas pelo facto de não estarem à vontade com a causa da avaria e os diagnósticos avançados.
Depois de muito argumento da parte deles e a minha relutância, chegou-se a acordo que somente pagaria as peças e não a mão -de-obra.
Aceitei, mas logo frisei que o mais certo era não funcionar na mesma, pois não estava convencido que a avaria fosse da tal peça.
Também frisei, que iria tomar a liberdade de pagar e ser comido, apenas para não me chatear e não sair dali azedado com alguém. Normalmente as pessoas pagam e são comidas, mas são-no somente 1 vez.
Com meias palavras, disse-lhes tudo. Eu fico com aminha razão e consciência e sem 1150 euros.
Eles ficam com os 40% das peças e sem um gajo a quem foder mais dinheiro descaradamente.
A coisa ficou assim, e eu fiquei na espectativa à espera de não ter razão, engano 3.
Passo lá na véspera de um vôltedo, e népias, a gaja continua sem tr*b*lh*...
O Mecânico já não sabe o que fazer, já deita fumo, diz que passou a tarde toda ao telefone com a Yamaha Portugal, que deve ser bruxedo, que já levou o motor de arranque à Bosh e está bom, que colocou uma bateria nova, que tem compressão, etc...
Tinha outra vez o ferro todo desmontado.
Começei-me a rir....
Bruxedo sôr????
Então quer dizer que a peça de 600 euros afinal estava boa, não? E a outra também...
Nada disso, diz-me ele, era sempre necessário.
Pois claro disse eu, e como me vai provar agora que era mesmo assim?Não consegue pois não??Se começou pelo fim em vez do principio? Principio esse que nem se sabe qual é??
O homem aqui bloqueou...
Foda-se!!!

Entretanto já lá estive novamente, e sei que pediu a um sócio do GM “O templo”, o estofador ali da Garraia, para deixar lá o ferro dele que é semelhante ao meu. Já trocou o motor de arranque, a centralina, etc...e népias.
A burra do Ramon continua “morta”.

Neste momento estou curioso e na espectativa de saber qual a causa. Ou é muito com complexo ou muito simples. Inclino-me mais para esta ultima. Por vezes a cena está mesmo em frente da vista e não enxergamos.

Quanto a pagantes, neste momento está tudo em aberto. Já ventilei que nem quero saber de pagar mais seja o que for. Disseram-me que assumiam a responsabilidade, no entanto e ainda assim, irei decidir o que pagar, consoante a causa da avaria.
Veremos.....
Ainda alguma água irá correr estou certo, mas não muita. Estou no meu limite. Até final da semana se nada estiver resolvido, arruma-se o assunto de vez.

Informo que tambem lhe emprestei à pouco, o meu catrapázio do manual técnico Yamaha XVS. Falo claro do mecânico que está a tr*b*lh* nela, o sôr Manel Gaiato.

Diz-me que apanhou ali um broxe como à muito não apanhava.
Pode ter sido....mas um broxe, normalmente tem inumeras causas.

Digam de vossas justiça,
Opiniões precisam-se....
Como resolveriam o caso???


DESCULPAI A EXTENSIDADE DO TEXTO, MAS TRATA-SE DUMA NOVELA E TAL....

Eborae Daemon
Eborae Daemon
SuperXaparro
SuperXaparro

Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Eborae Daemon Seg 18 Out 2010, 21:35

novelas e tal, tem sido meu nome do meio no ultimo ano. Dassss!!!!

Querem outra novela triste??Segue já no geral.... pale
Eborae Daemon
Eborae Daemon
SuperXaparro
SuperXaparro

Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Hulk Seg 18 Out 2010, 23:21

bem a ti já te disse o que eu faria , agora o caso como está é bicudo , pois não dá para ficar de bem com Deus e com o diabo ao mesmo tempo ...
Hulk
Hulk
Bicho da Madera
Bicho da Madera

Mensagens : 1660
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Eborae Daemon Seg 18 Out 2010, 23:38

pois...hoje tive lá a emprestar o meu manual de oficina... Laughing
Quinta passo lá e não havendo novidades, meu amigo....
O pagamento do quê também está dependente do que se passar a seguir Wink
Eborae Daemon
Eborae Daemon
SuperXaparro
SuperXaparro

Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por zp Seg 18 Out 2010, 23:59

bem, tá decidido... VAI MAS É À BRUXA!!!

DASSSEEEE
zp
zp
Raios'parta o Xaparro
Raios'parta o Xaparro

Mensagens : 512
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Eborae Daemon Ter 19 Out 2010, 00:19

Twisted Evil

deixa lá ver...
calhando ainda trago o ferro com os vedantes todos, segmentos, juntas, correntes de distribuição, tensores, óleo, filtro do óleo, etc...e tal, mais a tal pela de 600 euros mais iva, à BORLIU.
É o que têem mais certo....
Eborae Daemon
Eborae Daemon
SuperXaparro
SuperXaparro

Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Dumou Ter 19 Out 2010, 10:38

Amigo so uma ideia....fusiveis e centralinas...parte electrica ??

Outra coisa...Erro comum...

Há do verbo haver, como "há 10 anos" é com "h".

Só o à tarde, advebrio circunstâncial e modo tempo ou lugar é que é sem h.

Corrige lá o texto. Fica mais bonito e evitamos bocas de malta de fora que lê isto. Eu tb dou esse erro com frequência

E já agora...Eu conheço uma bruxa boa lá prós lados de Lisboa...Chama-se Yamaha e agente oficial da marca....Dasss
Dumou
Dumou
Bicho da Madera
Bicho da Madera

Mensagens : 1445
Data de inscrição : 18/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Eborae Daemon Ter 19 Out 2010, 11:30

Laughing

vou enviar um email aos rapazes...
Vai-se dar o desenlaçe final... Wink
Eborae Daemon
Eborae Daemon
SuperXaparro
SuperXaparro

Mensagens : 2506
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por pires Sáb 23 Out 2010, 21:39

engraçado que a minha fazia a mesma coisa em relação aos rateres 'internos' e parecia que perdia força aos 100/hora; pois peguei nela e levei-a ao bolinhas da szuki em Beja, fez uma limpeza ao motor, trocou as velas e deixou de dar problemas!

custou-me isto quase um petisco e o preço das velas! Wink
pires
pires
Kagrande Xaparro
Kagrande Xaparro

Mensagens : 226
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA Empty Re: MOTA DO RAMON VS MOTODIANA -NOVELA RECAMBULESCA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos